sábado, 24 de julho de 2010

Eric Clapton - Me and Mr. Johnson



Além do Rock, eu adoro o Blues, música de lamentação dos negros escravos, criado ali juntinho com o gospel. O rock veio do blues, assim como do Country, do Gospel e de outros gêneros (ou sub-gêneros) musicais norte-americanos.

E um de seus grandes precursores e pioneiros é Robert Johnson (1911-1938), nada mais nada menos do que o cara que, diz a lenda, teria feito um pacto com o diabo para ter fama e dinheiro, lá na famosa encruzilhada, ou seja, Crossroads. Uhhh..

O fato inspirou o filme cult com o Karate Kid Ralph Macchio lá nos idos dos 80s. E óbvio, o artista sempre foi fonte de inspiração pra um monte de blueseiro e rockeiro descente. Nesse clube certamente o mais famoso e pop deles é o grande Eric Clapton. Acontece que depois de tantos e tantos anos de estrada e de gravar sua mais famosa canção da encruzilhada, finamente em 2004 o cantor resolver dedicar um disco inteirinho para as composições do mestre.

O resultado é um grande disco na carreira do ex-lider do Cream, daqueles que você já começa sendo hipnotizado pela capa, uma pintura que guarda uma certa mística ao mostrar o aprendiz ao lado do mestre. Interessante que as duas fotos famosas de Johnson e que estão na capa (isto eu fiquei sabendo por um outro blog) são as duas únicas fotos conhecidas do lendário blueseiro! O fato é que Johson morreu cedo, envenedado pelo dono do bar em que frequentava, tudo por causa de mulher, claro! A data da morte, uma outra curiosidade, é a mesma do rei do rock Elvis, 16 de Agosto!

O disco começa pela ótima When you gotta good Friend e vai desfilando clássicos já gravados por outros artistas como Led e os Stones como Travelling Riverside Blues e Love in Vain e outras menos conhecidas mas igualmente geniais e deliciosas. Amores perdidos, lamentações, melancolia e bom humor, tudo o que o bom e velho blues tem a oferecer para divertir e emocionar.

Enfim um discão pra nossa dose diária de blues.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

It's Only Rock and Roll but I like It...



Oops...

Eu meio que me atrasei aqui na reativação do meu Blog, abandonado por forças maiores já faz um tempo, e chego um dia atrasado pra falar rapidamente sobre o Rock and Roll, que teve seu dia comemorado na data de ontem, 13 de julho.

Como todo rockeiro já sabe o dia foi escolhido por conta de um evento ocorrido nos saudosos 80´s, o Live Aid, com as maiores bandas da época, isso já uns bons 20 anos após o surgimento desse ritmo por Elvis, Chuck Berry, Jerry Lee & Cia, que é muito mais do que um ritmo, é uma escolha, uma forma e estilo de vida pra muita gente. O bom e velho Rock and Roll.

Ao contrário do que muita gente ai com preconceito quanto aos admiradores, do qual eu me incluo com muito orgulho, embora as pessoas vivam me dizendo o quanto eu não tenho cara de rockeiro! Pois é, justamente ai o pré-conceito que falei...

O fato é que essa é a melhor música do planeta, e com certeza do Universo! hehe..

E eu sempre digo que quem não gosta de rock and roll (parafraseando aquela frase do Samba) bom sujeito não deve ser!

Long Live Rock and Roll